Medidas de minimização

ETAR´S



Imagem 1: Organização geral de uma ETAR


           Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) é uma infra-estrutura que trata as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, comummente chamadas de esgotos sanitários ou despejos industriais.
          Numa ETAR, as águas residuais são sujeitas a tratamentos específicos, de acordo com as características iniciais do afluente a tratar, de modo a que, o afluente final apresente uma quantidade compatível com as directivas comunitárias, para posteriormente ser lançado num curso de água (meio receptor).
         Os afluentes que chegam a uma ETAR podem ser sujeitos a três níveis de purificação: Tratamento preliminar, tratamento primário, tratamento secundário e tratamento terciário ou avançado.

Tratamento Preliminar

         É um dos primeiros processos experimentados por um dado afluente quando este entra numa ETAR. Este tratamento subsiste numa filtração (crivagem, tamisagem, desarenação) com vista à remoção dos sólidos com maiores dimensões contidos no volume de água que entra na estação.


Imagem 2: Separação dos resíduos sólidos.


Tratamento Primário


        No tratamento primário, a água é conduzida para decantadores. As substâncias sólidas em suspensão vão depositar-se no fundo dos decantadores, partículas estas que são, na sua maioria de natureza orgânica, o que origina a diminuição de CBO (carência bioquímica de oxigénio). Neste tratamento é feita também uma operação de desengorduramento que consiste em remover as gorduras e óleos presentes na água residual. À saída do decantador primário, o volume de afluente é essencialmente constituído por água contendo partículas coloidais ou suspensas de reduzidas dimensões e muita matéria orgânica dissolvida.

Tratamento Secundário

      É o principal processo de tratamento de um afluente urbano e consiste, basicamente, na utilização de um reactor biológico e posterior decantação. O reactor biológico é o local onde estão presentes os organismos patogénicos. Esta comunidade microbiana residente necessita de oxigénio para eliminar a matéria orgânica. Posteriormente, as águas residuais passam para um segundo tanque de decantação onde se formam lamas secundárias.


Imagem 3: A concentração de microrganismos é elevada e, parte destes saem com a água.


Tratamento Terciário ou Avançado

         Consiste num conjunto complexo de processos com vista a remoção de nutrientes, poluentes específicos e agentes patogénicos existentes ainda na água. Em alguns casos são usados cloros para esse fim.

Imagem 4: Canalizações de restituição da água tratada ao rio



Apesar de toda a poluição, existem medidas de minimização que a podem evitar, tais como:

- Tratamento de águas antes de serem lançadas em rios ou mares;
- Tratamento de águas resultantes dos desvios agrícolas (os fertilizantes químicos utilizados para aumentar a produção agrícola ficam retidos no solo);
- Evitar acidentes com petroleiros e derrames de petróleo;
- Evitar abandono em rios e em mares de materiais de pescaria;
- Evitar o lançamento de dejectos animais nos rios;
- Evitar o lançamento no rio de resíduos de minas;
- Evitar o transporte de poluentes químicos para os rios, através da água das chuvas;
- Evitar a erosão dos solos;
- Tratamento das lixeiras resultantes dos resíduos urbanos e industriais.